(POO) os 4 pilares

Os 4 pilares da Programação Orientada a Objetos

Uma linguagem é caracterizada como Orientada a Objetos quando atende aos quatros seguintes tópicos:
  • Abstração
  • Encapsulamento
  • Herança
  • Polimorfismo

Abstração


Nesta etapa “imaginamos” o nosso objeto, aqui definimos a identidade, as propriedades e seus métodos (eventos).


Identidade: O nome do objeto a ser criado

Propriedades: São as características do objeto

Métodos: São os eventos, as ações que esse objeto irá executar.

È a representação de algo real, na abstração analisamos o que é relevante conter em um objeto.



Encapsulamento

É a técnica de proteger as propriedades e métodos de um objeto, estas informações são acessadas apenas internamente pelo objeto. Exemplo: Quando ligamos a televisão não sabemos o que ocorre por trás do botão “Ligar”, podemos dizer que os métodos que ligam efetivamente a televisão estão encapsulados.

Em C# e VB.Net encapsulamos uma propriedade ou método através do modificador de acesso Private, exemplo de uma propriedade encapsulada:


private string _nome;

Herança


A reutilização de códigos nas linguagens orientadas a objetos é uma característica que otimiza o desenvolvimento de um aplicativo tanto em economia de tempo, quanto em número de linhas de código.

Podemos criar uma classe com todas as características dos animais mamíferos. E uma outra classe para felinos que herda as características dos mamíferos, já que todo felino é um mamífero. Se precisarmos criar uma classe para os caninos, esta também herda as características dos mamíferos, já que todo canino é um mamífero. Assim os códigos comuns às classes Caninos e Felinos só seram escritos uma vez, economizando códigos e tempo de desenvolvimento.



Polimorfismo

Reutilizar os códigos sem dúvida é importante, mas em alguns casos precisamos que algum método já criado execute uma função um pouco diferente em determinado objeto.

Ex: Temos uma classe “Motor” que tem o método “Ligar”, agora criamos mais duas classes “MotorElétrico” e “MotorExplosão” que Herdam da classe Motor. As duas classes possuem o evento “Ligar”, mas para cada motor o processo para iniciar o funcionamento é diferente, já que um funciona com gasolina e outro com eletricidade, então o método “Ligar” é polimórfico, nas duas classes seu objetivo é ligar, mas seu funcionamento interno é diferente.

Quando criarmos estas duas classes filhas (MotorElétrico, MotorExplosão) adaptamos o método “Ligar” herdado da classe pai (Motor).

Um comentário:

Comente o que você achou da postagem!