Uma linguagem é caracterizada como Orientada a Objetos quando atende aos quatros seguintes tópicos:
- Abstração
- Encapsulamento
- Herança
- Polimorfismo
Abstração
Nesta etapa “imaginamos” o nosso objeto, aqui definimos a identidade, as propriedades e seus métodos (eventos).
Identidade: O nome do objeto a ser criado
Propriedades: São as características do objeto
Métodos: São os eventos, as ações que esse objeto irá executar.
È a representação de algo real, na abstração analisamos o que é relevante conter em um objeto.
Encapsulamento
Em C# e VB.Net encapsulamos uma propriedade ou método através do modificador de acesso Private, exemplo de uma propriedade encapsulada:
private string _nome;
Herança
A reutilização de códigos nas linguagens orientadas a objetos é uma característica que otimiza o desenvolvimento de um aplicativo tanto em economia de tempo, quanto em número de linhas de código.
Podemos criar uma classe com todas as características dos animais mamíferos. E uma outra classe para felinos que herda as características dos mamíferos, já que todo felino é um mamífero. Se precisarmos criar uma classe para os caninos, esta também herda as características dos mamíferos, já que todo canino é um mamífero. Assim os códigos comuns às classes Caninos e Felinos só seram escritos uma vez, economizando códigos e tempo de desenvolvimento.
Polimorfismo
Reutilizar os códigos sem dúvida é importante, mas em alguns casos precisamos que algum método já criado execute uma função um pouco diferente em determinado objeto.
Ex: Temos uma classe “Motor” que tem o método “Ligar”, agora criamos mais duas classes “MotorElétrico” e “MotorExplosão” que Herdam da classe Motor. As duas classes possuem o evento “Ligar”, mas para cada motor o processo para iniciar o funcionamento é diferente, já que um funciona com gasolina e outro com eletricidade, então o método “Ligar” é polimórfico, nas duas classes seu objetivo é ligar, mas seu funcionamento interno é diferente.
Quando criarmos estas duas classes filhas (MotorElétrico, MotorExplosão) adaptamos o método “Ligar” herdado da classe pai (Motor).
lindoo
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